sábado, 19 de junho de 2010

Produtos medicinais fazem parte da Horta Escolar em Nerópolis

Para produção de produtos naturais, sem agrotóxicos, tem várias receitas caseiras e muito usadas pelos agricultores de produtos orgânicos. Os produtos cultivados sem o uso de inseticidas são uma opção saudável de cultivo e trazem muitos benefícios para a saúde da população.
Macerado de alho: esmagar 10 dentes de alho em 2 litro de água e deixar descansando por treze dias. Misturar em 20 litros de água e pulverizar nas plantas atacada por pulgões.
Camomila: Fazer um chá com as flores da camomila e aplicar nas plantas. Serve como estimulante para plantas fracas. Combate várias doenças.
Coentro: Bater 200 gramas de folhas de coentro no liquidificador com 1 litro de água e pulverizar as plantas. Combate ácaros (pequenos aracnídeos – da família da aranha) e pulgões (são insetos muito pequenos, geralmente sem asas, com 1 a 5 milímetros – atacam principalmente couves e repolhos).
Eucalipto: Coloque algumas folhas de eucalipto no recipiente para evitar insetos em grãos armazenados.
Manjericão: Esmagar 100 gramas de folhas de manjericão em 1 litro de água e aplicar. Serve como inseticida contra moscas e mosquitos e ajuda a controlar algumas doenças.
O melhor remédio é a prevenção. Folhas velhas e restos de culturas são os locais preferidos dos insetos – pragas. Não deixe esses materiais amontoados na horta: incorpore-os ao solo ou use–os no composto.
Fonte de pesquisa IAPAR – Instituto de Pesquisa do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário