I . APRESENTAÇÃO
O Projeto Educando com a Horta Escolar parte do entendimento de que, por meio da promoção da ação escolar e de uma educação integral dos educandos, é possível gerar mudanças na cultura da comunidade no que se refere à alimentação, à nutrição, à saúde e à qualidade de vida de todos, sobretudo, tendo a horta escolar como eixo gerador dessas dinâmicas.
Neste sentido, é importante ressaltar que a integração das três áreas: educação/currículo caracteriza a amplitude do projeto e lhe garante a sustentabilidade dentro da escola. Falar de educação, sem falar em qualidade de vida, torna-a insípida, partindo do princípio que a escola lida diretamente com a vida de pessoas que estão em formação e precisam ser orientadas quanto à sua existência com ser, como cidadão, como alguém responsável pelo cuidado com a terra e com a vida do planeta.
A área de meio ambiente e hortas escolares entende que é preciso incentivar à produção de hortas como instrumento pedagógico capaz de levar os educandos a refletirem sua relação com o ambiente em que vivem, estimulando-os a construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza, com o ambiente escolar, com a vida comum da comunidade, com a sustentabilidade do planeta e com a valorização das relações com a sua e com as outras espécies.
Esta área no projeto é responsável por habilitar professores do ensino fundamental a executar atividades técnicas que possibilitem a implantação e implementação de hortas escolares, incentivando a preservação do meio ambiente e o cuidado com a terra, com a vida e com o outro.
A horta, como estratégia de aprendizagem, propicia que os educandos construam conhecimentos e habilidades que lhes permitem produzir, descobrir, selecionar e consumir os alimentos de forma adequada, saudável e segura, contribuindo com a inserção de mais legumes e verduras na alimentação escolar e familiar.
II. O MEIO AMBIENTE E O PROJETO
O Projeto Educando com a Horta Escolar vislumbra o meio ambiente na escola como uma prática pedagógica capaz de potencializar a busca de relações sociais com e na natureza. Não apenas conscientizando cada um dos atores em seu papel, mas, sobretudo, conhecer as questões ambientais para superar as antigas práticas e as condições inicialmente percebidas, visando a transformação do modo de vida e a (re) criação da cultura que possam auxiliar na construção permanente de um mundo melhor para todos.
Percebe-se a cada dia as conseqüências das violações traduzidas pelas constantes crises ambientais. Assolam o mundo as ondas gigantes, os maremotos, os furações, as enchentes e muitos outros fatores que causam espanto e terror no homem. Todavia, faz-se necessário percebê-los, não pelas conseqüências que geram, mas pelos fatores que as originaram, como as guerras, o desmatamento, o uso indevido de formicidas, de produtos químicos, do consumo exarcebado de produtos tóxicos, dentre outros.
É na perspectiva de desenvolver ações educativas em relação ao meio ambiente e partindo de uma visão crítica que gere um processo de desenvolvimento social capaz de transformar o meio natural e já constituído, recriando o sentimento de responsabilidade que garante ao meio ambiente o direito ao equilíbrio e ao ser humano, o direito à própria sobrevivência que o Projeto Educando com a Horta Escolar propõe atividades no currículo voltadas para as questões do meio ambiente, da saúde e da educação.
Nessa perspectiva interdisciplinar, o projeto aborda a educação ambiental, a partir do reconhecimento da realidade local, ou seja, da escola e seu entorno. Conhecer a história da comunidade na qual está inserida, seu clima, seu relevo, e muitos outros aspectos poderão subsidiar os dados que serão utilizados para trabalhar diversas atividades de forma participativa e prazerosa.
As ações educativas na área de meio ambiente devem superar as alusões às datas comemorativas e partir para atividades mais integradas e continuadas de forma participativa, criativa e organizada.
Há que se trabalhar ações na escola que possam ressignificar o elo: homem – qualidade de vida – meio ambiente, assim representado:
É preciso que a escola faça intervenções reais sobre o meio ambiente. A coleta seletiva de lixo é um exemplo disso e possibilita ao educando refletir sua prática quanto às questões fundamentais no cuidado com o meio em que vive. Ao trabalhar, atividades como esta, é possível intensificar a capacidade de refletir sobre como uma simples garrafa jogada nas ruas, calçadas ou mesmo terrenos vazios, podem prejudicar o solo e a natureza.
Ao desenvolver temas como meio ambiente e saúde a abordagem não pode ser neutralizada por preconceitos, mitos ou falsas teorias, deve sim, ser embasada em sua função transformadora e política.
III. A IMPORTÂNCIA DAS HORTAS ESCOLARES
A implantação, o uso e a manutenção da horta auxiliam a mudança da dinâmica de elementos chaves, como o método e a eficiência do ensino em uma escola. Neste sentido, por intermédio da horta é possível na escola a criação de um sistema de alimentação saudável e sustentável, incluindo a produção e o consumo de alimentos.
A horta escolar representa um eixo gerador que aborda todas as dimensões da escola, integrando múltiplos aspectos que contribuem para uma formação integral dos educandos e da comunidade escolar.
Por meio da horta, é possível afirmar que o educando aprende a planejar o plantio, a plantar, a selecionar o que plantar, a transplantar mudas, a regar, a cuidar, a colher, a decidir que fazer do que colheu.
Quando o educando fica diante da terra e das questões fundamentais do plantar e colher, ele passa a ter uma outra visão de mundo. Ele vai perceber que para produzir é preciso cultivar a terra. Não basta apenas jogar a semente na terra. Alguns cuidados são necessários para que ela produza bem. Primeiro, é preciso escolher e preparar o terreno, depois decidir o que se vai se plantar, e então sim, plantar. Neste sentido, o cultivo será fundamental, é necessário fazer com que a semente nasça e se desenvolva e, para tanto, há que regar sistematicamente os canteiros, arrancar as ervas daninhas e os matos que surgirem e eliminar as pragas na plantação. Na verdade, o cultivo fará toda a diferença na colheita.
A horta é instrumento pedagógico capaz de integrar aprendizagens significativas e o cotidiano dos educandos. Na horta, aprende-se muito mais que plantar. Nela é possível tomar consciência que, para receber é preciso se entregar.
No trabalho com a horta, ficam ressaltadas também as questões do melhor aproveitamento dos alimentos, da preservação da água, da reciclagem de produtos diversos e da importância do consumo de produtos sem contaminação.
IV – PROCEDIMENTOS PARA IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE HORTAS ESCOLARES
Para implantar uma horta escolar são fundamentais duas etapas: a primeira consiste no planejamento da horta e a segunda etapa, nas questões práticas da implantação.
IV.1 - PLANEJANDO A HORTA
O planejamento é fundamental em todo e qualquer empreendimento. Toda atividade deve ser bem planejada para que produza bons resultados. No trabalho com a horta escolar não poderia ser diferente. O primeiro passo é a decisão de ter uma horta na escola, a partir daí alguns elementos serão indispensáveis nessa etapa.
IV.1.1 – Critérios para seleção das escolas
A seleção de uma escola para integrar o projeto Educando com a Horta Escolar deve atender aos seguintes critérios:
- ter área mínima para implantação da horta escolar de 100 m2 e relevo de preferência plano. Está área deve se localizar distante de fossas (de pelo menos 100 metros), de espaços sombreados em decorrência da presença de árvores, muros, construções, etc;
- dispor de água de boa qualidade e suficiente para rega das hortaliças e ainda, solo adequado para plantio das diversas hortaliças;
- disponibilizar um diretor ou membro da direção, um coordenador pedagógico e um representante de professores para a articulação do projeto junto à comunidade escolar, com vistas à elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) e do Plano de Trabalho com a horta, incluindo-a no PPP como uma estratégia de dinamização do currículo da escola.
IV.1.2 - Elaboração do projeto da Horta Escolar
A escola precisa entender que as atividades que oferece, auxiliam na formação de pessoas em suas múltiplas dimensões, por isso os temas precisam ser diversificados e amplos, contextualizados com a realidade local, integrando saberes que possam formar pessoas conscientes e capazes de discutir e transformar sua história. É neste sentido que se deve construir o projeto político pedagógico e que este favoreça o acesso a um conhecimento significativo, dinâmico, prazeroso e integrado às necessidades e expectativas de aplicação na vida cotidiana.
É importante que na elaboração do Projeto Pedagógico da Escola sejam incluídas as atividades do Projeto Educando com a Horta Escolar, conforme orientações da área de Educação.
Entre as atividades a serem desenvolvidas no âmbito do Projeto Educando com a Horta Escolar, é necessário:
1) A elaboração de um croqui (desenho) de todo o ambiente ocupado pela escola, destacando sua área construída, o espaço destinado a implantação da horta, ponto de água (torneira), árvores e sombreamentos, fossas, quadra esportiva, campinho de futebol, etc.
2) O levantamento de problemas que possam comprometer as atividades com as hortas na escola para que,posteriormente, sejam tomadas as providências e viabilizada a resolução dos mesmos.
3) A definição de cronograma para instalação da horta escolar. Com o apoio do técnico, a comunidade escolar poderá reestruturar o projeto e adequá-lo as suas reais necessidades e objetivos.
4) O planejamento geral da horta, a definição da organização e a forma dos canteiros.
IV.1.3 - Mobilização dos educadores, educandos, nutricionistas, merendeiras, técnicos agrícolas, pais e agricultores familiares no trabalho com a horta
Todas as pessoas que compõem a comunidade escolar podem contribuir, são necessárias e desempenham uma importante função. O desafio é promover a participação de todos. Se for assegurada a participação de toda a comunidade na implantação das hortas escolares, então teremos garantida a sustentabilidade do projeto.
É importante lembrar que no período de recesso e férias escolares, a comunidade do entorno da escola, pais de alunos e servidores municipais, poderão se disponibilizar para cuidar da horta.
Quanto maior for o envolvimento da comunidade tanto maior será seu comprometimento com a qualidade e permanência da horta. Por este motivo, é fundamental que se convide toda a comunidade escolar para participar das atividades do projeto, como por exemplo: celebrar o plantio do primeiro canteiro, realizar a festa da colheita.
IV.1.4 - Apoio técnico de profissional da área de agricultura do município
A gestão do município deverá disponibilizar ao Projeto Educando com a Horta Escolar um técnico da área de Agricultura que será o coordenador do projeto da área de meio ambiente e hortas escolares. Esse profissional poderá desenvolver atividades, como: repassar as orientações técnicas que possibilitem a escolha da área destinada a implantação da horta, planificar a produção, oganizar e estruturar os canteiros, informar os procedimentos relativos aos plantios sucessivos das diversas hortaliças e atividades de manutenção da horta.
Esse coordenador deve entender que fará intervenção técnica na implantação e manutenção de horta orgânica a qual é projetada para realizar atividades pedagógicas, segundo os objetivos e pressupostos do projeto de horta na escola.
IV.1.5 - Escolha da área da Horta Escolar com apoio da comunidade escolar e do técnico da área agrícola
A área deve ser arejada, recebendo a luz direta do sol porque o excesso de sombra compromete muito o desenvolvimento das hortaliças, entretanto, não é necessário que fique muito longe das árvores, porque elas abrigam pássaros que são úteis no controle biológico dos insetos e pragas que ocorrem nos plantios da Horta Escolar. Neste aspecto, o solo deve ser de boa fertilidade e o terreno ter uma área de aproximadamente 150m2 (cento e cinquenta) metros quadrados. Deve ser distante de fossas e esgotos, com uma topografia o mais plana possível, sem excesso de umidade, protegido de ventos fortes, com água sem contaminação e, preferencialmente, cercado. A horta não pode ser implantada em área que anteriormente foi utilizada como canteiro de obra ou de reforma da escola e que contenha entulhos e restos de construções (pedra, massa, tijolos, etc.).
IV.1.6 - Planificação de produção
Com apoio dos técnicos das áreas de nutrição e agrícola, os professores e os educandos decidirão o que plantar, quando e quanto vão produzir. E pela planificação da produção é possível ainda definir épocas de colheitas, sucessão de plantios de acordo com as estações do ano e calendário escolar, com destaque para os períodos de recessos escolares. Além de definição prévia das atividades pedagógicas e técnicas que serão desenvolvidas a partir da horta escolar.
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