sexta-feira, 7 de maio de 2010

Projeto Aprendendo com a Horta na Escola M. Santa Branca

ESCOLA MUNICIPAL SANTA BRANCA
CLUBINHO DE MEIO AMBIENTE CACHOEIRA AZUL


APRENDENDO COM A HORTA NA ESCOLA

Clubinho executor do Projeto:
Cachoeira Azul
Professora responsável:
Cláudia Mª Justino Rodrigues

Nerópolis
2010



A P R E S E N T A Ç Ã O

O Projeto “Aprendendo com a Horta na Escola, aplicado e desenvolvido na Escola Municipal Santa Branca, pelo Clubinho de Meio Ambiente Cachoeira Azul no ano de 2010, tem como participantes diretos 35 pessoas, entre alunos, funcionários e cooperadores da escola .
À exemplo das escolas urbanas do Município de Nerópolis, a escola Santa Branca, faz parte desta rede de Educação Ambiental e tem como finalidade, dentre várias outras, oferecer subsídios para que as crianças atuem em determinadas áreas de conhecimento e na sociedade como um todo. A Escola Santa Branca se engajou neste projeto com o intuído de formar novas opiniões sobre este tema, que para muitos, é apenas mais um problema extenso e distante a ser resolvido pelo governo e órgãos competentes.
Este projeto terá reuniões semanais, no espaço da Escola às terças-feiras, no período vespertino, para discutir e opinar sobre vários temas ambientais locais, regionais e globais. As atividades são realizadas na prática, variando em metodologias que se farão de acordo com a necessidade do momento, tendo como eixo gerador os temas Meio Ambiente e Nutrição.” O desenvolvimento das atividades de acordo com o proposto ocorre no espaço da Horta Escolar, onde os atores cultivam cheiro verde, verduras, ervas medicinais, frutíferas de pequeno porte, como acerola, mamão, pitanga e outras, consorciadas a flores de várias espécies. Estas tem como objetivo, trazer beleza e cor para a horta e combater naturalmente as lagartas e pulgões.
Toda a escola é responsável pelas ações dentro do espaço da horta, são participes do semeio, plantação, cuidados e colheita. Assim compreendem a importância da horta para o meio em que se vive e principalmente para a manutenção da vida, vez que o que é ali produzido faz parte da alimentação diária.




J U S T I F I C A T I V A

O Clubinho Cachoeira Azul, é composto por crianças moradoras da Fazenda Santa Branca, das cidades de Nerópolis e Teresópolis – Go. Esta composição heterogenia, se resulta em realidades diversas, grupos diversos, e meio social diferente.
Embora estudem em uma mesma escola, estas crianças possuem conhecimentos e valores diferenciados, pois convivem em um meio preservado, que respeita bastante o valor ecológico, e moram em um espaço transformado pelas ações humanas de maneira insustentável. Diante desta mistura de realidades, há a necessidade de alargar nossas discussões sobre os temas diversos de Meio Ambiente, Saúde, Segurança, Educação e Sociedade. Temos bons motivos para usar a Horta como laboratório vivo em nossa escola, pois através das vivências lá, teremos oportunidade de falar sobre a cultura consumista que está bombardeando nossas famílias com propagandas que nos influenciam a consumir muito, conseqüentemente gerar mais lixo, a alimentarmos de produtos industrializados que nos trazem doenças e distúrbios alimentares e hormonais, enfim estaremos aprendendo a nos respeitar e nos compreender como parte do todo que é o nosso planeta.



O B J E T I V O S
Objetivo Geral


 Ampliar o nível de conhecimento dos alunos , a cerca de problemáticas ambientais, nutricionais e sociais através da Horta Escolar.


Objetivos Específicos



 Oferecer as crianças, critérios e parâmetros éticos que contribuam para uma consciência ecológica mais integradora e condizente com a situação social em que vivem;
 Proporcionar vivencias na Horta, incentivando a criação e sustentação de valores éticos - ambientais;
 Fortalecer as noções de manejo e conservação do solo, da água e do ar;
 Reconhecer – se como natureza, parte integrante do planeta e do meio – social e ecológico;
 Formar hábitos alimentares saudáveis;
 Valorizar e amar a natureza como um todo.



M E T O D O L O G I A S

 Discussões e rodas de conversa, com temas abordados pelas crianças e comunidade escolar;
 Leitura de textos atuais, apresentados pela mídia sobre Meio Ambiente, Nutrição e Cidadania;
 Aulas práticas na Horta ;
 Oficinas de reciclagem;
 Implantação de um mini-viveiro;
 Conservação do espaço escolar, social e familiar;
 Filmes e documentários sobre ecologia, ou que possuem idéias ecológicas;
 Leitura, declamação e dramatização de musicas, poesias e teatros com temas ambientais e nutricionais.


A V A L I A Ç Ã O D O P R O J E T O


A avaliação será de forma qualitativa, observando o crescimento e desenvoltura de cada aluno, nas atividades propostas pelo projeto. Estaremos sempre observando o crescimento de cada criança dentro dos seus limites e possibilidades através de atividades orais, escritas e praticas.


R E F E R E N C I A S B I B L I O G R A F I C A S

OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky - aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1998. p. 65–67.



• Capítulo VI da Constituição- 1988;
• Capítulo 36 da Agenda 21- 1992;
• Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global- 1992;
• I Conferência Nacional de Educação Ambiental- 1997 ( Declaração de Brasília para a Educação Ambiental).;
• Políticas de Melhoria de Qualidade de Educação – Um Balanço Institucional- Educação Ambiental;
• Implantação da Educação Ambiental no Brasil- 1998;

Nenhum comentário:

Postar um comentário