sexta-feira, 14 de maio de 2010

Projeto Alimentação – Caminho para uma vida saudável

Projeto:Educando com a Horta Escolar


Tema: Alimentação – Caminho para uma vida saudável.

Nerópolis – 2010.

Identificação

- Escola Municipal Professor Oscarino Caetano de Rezende.

- Turma: 1º Ano “B”

- Turno: Vespertino

- Professora: Suzana de Oliveira

- Nome do Projeto: Educando com a Horta Escolar.

- Tema: Alimentação – Caminho para uma vida saudável.

- Tempo de duração: 8 meses

- Número de alunos: 30

- Faixa etária: 5, 6 e 7 anos.


Apresentação

O projeto “Educando com a Horta Escolar parte do entendimento de que, por meio da promoção da ação escolar e de uma educação integral dos educandos, é possível gerar mudanças na cultura da comunidade no que se refere à alimentação, à nutrição, à saúde e à qualidade de vida de todos, sobretudo, tendo a horta escolar como o eixo gerador de tais mudanças.
Sabemos que só é possível termos uma alimentação adequada quando tomamos consciência do quanto ela é importante para a nossa saúde. É preciso que essa conscientização aconteça em todos nós, especialmente nas crianças e adolescentes que estão em processo de constante aprendizagem.
Este trabalho proporcionara momentos de distração, de vida ao ar livre, oportunidade de realizar trabalhos manuais, satisfação de ver o desenvolvimento das plantas, experimentar diferentes tipos de alimentos, desenvolver a leitura e escrita, realizar palestras e etc, visando sempre envolver toda a comunidade em um trabalho coletivo.
Para finalizar, enfatizar que a horta escolar não tem por finalidade produzir apenas alfaces, coentros e cenouras, ela objetiva algo maior: a abordagem das temáticas ambiente, alimentação e nutrição com vistas a mudanças dos maus hábitos alimentares e ambientais, por meio de uma prática pedagógica dinâmica, prazerosa e geradora de aprendizagens.


Justificativa

Na sociedade atual, onde valorizamos a rapidez e agilidade, abrimos mão de nossos cardápios, de hábitos alimentares construídos em família e de nossas preferências alimentares, para experimentar novidades de uma sociedade em transformação, que apresenta muitas variedades de alimentos industrializados. Desse modo, aos poucos, vamos mudando nossa cultura alimentar, contribuindo para as mudanças nos hábitos alimentares das crianças.
No entanto, sabemos, que para o crescimento, o bom funcionamento do organismo e o rendimento escolar desejado, depende de uma alimentação adequada e saudável. Muitas vezes contatamos que o aluno vai para a escola com fome ou mal alimentado. As conseqüências naturais são o baixo rendimento escolar, a reprodução, a exclusão da escola, a marginalização social, a desnutrição e doenças.
Diante desse quadro e tendo em vista a importância do papel da escola na formação de hábitos alimentares saudáveis, principalmente das crianças e dos adolescentes, decidimos trabalhar o projeto “Educando com a Horta”, visando por meio de ações lúdicas e concreta das crianças, adolescentes e adultos vivenciarem o planejamento, o nascimento, o crescimento, a coleta e a preparação do alimento.
Segundo a “Organização Mundial de Saúde” – OMS, uma das melhores formas de promover a saúde é através da escola. Isso porque entende a escola como um espaço social onde muitas pessoas convivem, aprendem e trabalham. Um espaço social onde os estudantes passam a maior parte de seu dia. “Além disso, é na escola onde os programas de educação e saúde podem ter a maior repercussão, beneficiando os estudantes na infância e na adolescência.” Nesse sentido, pensamos neste como um exemplo positivo de alimentação barata e saudável para os estudantes, suas famílias e para a comunidade na qual estão inseridos.
Vale salientar que não será possível termos uma alimentação saudável sem cuidar dos recursos naturais, pois a cada dia o homem destrói seu meio e com isso provoca sua própria destruição.
Enfim, a alimentação saudável e adequada é sempre uma opção em qualquer circunstancia. Por este motivo, é importante disponibilizarmos o maior número de informações possível aos educandos e sensibilizá-los para os problemas que uma alimentação inadequada pode ocasionar, tanto no presente, quanto no futuro.



Objetivos Gerais

• Conscientizar da importância de uma alimentação saudável.
• Envolver toda a comunidade em um trabalho coletivo.
• Desenvolver a leitura e a escrita.



Objetivos Específicos

• Identificar vários tipos de alimentos;
• Investigar o valor nutritivo dos alimentos;
• Diferenciar alimentos industrializados de alimentos naturais;
• Conscientizar sobre o perigo dos agrotóxicos;
• Proporcionar atividades que levem os alunos a ter contato e gosto pela leitura e escrita de palavras relacionadas com a alimentação;
• Resolver situações problemas, desenvolvendo atenção e raciocínio;
• Cuidar do ambiente em que vivemos, preservando a natureza e os recursos que ela nos oferece.
• Aumentar a produção de alimentos, saudáveis especialmente hortaliças para enriquecer a merenda.
• Ler e interpretar diferentes tipos de texto.




Desenvolvimento

O projeto “Educando com a Horta”, será uma possibilidade lúdica e concreta das crianças, adolescentes e adultos vivenciarem o planejamento, o nascimento, o crescimento, a coleta, e a preparação do alimento. Serão desenvolvidas atividades dinâmicas e concretas, visando maior interação entre professor/aluno/comunidade, com intuito de abrir novos caminhos em busca de uma alimentação saudável.
Para tanto, serão realizados os seguintes procedimentos:
• Rodinha para conversa informal sobre o tema.
• Contar história do Popeye.
• Selecionar os materiais de pesquisa referente ao tema proposto.
• Leitura e escrita de palavras, através de contos de fadas, poesias, poemas, músicas, textos variados e outros.
• Recorte e colagens de revistas, livros e jornais, relacionados as palavras-chaves.
• Pesquisar através dos meios de comunicação (jornais, revistas, internet, televisão, livros, rádios e etc).
• Leitura compartilhada para desenvolver a socialização.
• Realizar dinâmicas de leitura e escrita utilizando fichas e outros recursos através do movimento e o toque, enfocando hábitos de higiene;
• Relacionar atitudes das histórias ouvidas com as próprias, procurando separar o que devemos ou não trazer para o nosso cotidiano relacionado ao tema;
• Fazer receitas com os alimentos existentes e cultivados na horta;
• Confeccionar dobraduras e móbile;
• Desenvolver atividades referente à assuntos importantes como: meio ambiente, consumo e desperdício e saúde;
• Ilustração de alimentos através de massinhas;
• Realizar piquenique extraclasse;
• Escrita de nomes, através de auto-ditado;
• Produção de texto, relacionados ao tema
• Confecção de brinquedos e objetos, utilizando sucatas e materiais recicláveis;
• Construção de móbile e maquetes, utilizando as frutas e verduras estudadas;
• Promover pescaria, utilizando fichas para a leitura, identificação de números e as vitaminas encontradas nos alimentos naturais;
• Leitura e interpretação de texto variados;
• Construção de uma pirâmide alimentar;
• Realização da feira com alimentos naturais, utilizando o dinheiro;
• Realizar um bingo com frutas e verduras;
• Realizar palestra com nutricionista;
• Fazer relatórios sobre atividades práticas, como: visitas, palestras, brincadeiras, receitas e experimentos etc.
• Confeccionar livros relacionados ao tema.
• Uso de tinta guache para ilustração de atividades.
• Trabalhar palavras e números através de jogos.
• Contagem de número de letras de palavras e representações de quantidades;
• Contar história, dramatizar e ilustrar;
• Realização de situações problemas, envolvendo histórias e lógica matemática;
• Utilizar a dramatização, como forma de comunicação e expressão;
• Promover atividades que desenvolva movimentos corporais intra e extra-classe (músicas, brincadeiras e jogos);
• Realizar quebra cabeça relacionado ao tema;
• Elaborar convites, bilhetes, fantasias e decorações;
• Confeccionar cartazes para decorar a sala;
• Assistir filmes relacionados ao assunto;
• Realizar cruzadinha, caça-palavras, destacando palavras chaves;
• Completar frases, substituindo desenhos por nomes;
• Formação de palavras e frases através de fichas, figuras, objetos concretos e outros.
• Perceber através dos órgãos dos sentidos, a espessura, cheiro, sabor dos alimentos, cultivados na horta;
• Trabalhar esquema corporal, utilizando o corpo como objeto;
• Entrevista com as merendeiras, sobre o cardápio e a preparação da merenda;
• Visitas a supermercados, panificadora e frutaria;
• Trabalhar com rótulos e jogo da memória.

Observação: O desenvolvimento do projeto está sujeito a alterações no decorrer do ano letivo.




Recursos e materiais a serem utilizados.

• Textos e contos de fadas
• Atividades orais e escritas
• Livros literários
• Revistas, livros, jornais
• Recorte e colagem
• Confecção de cartazes e murais
• Filmes
• Músicas (CD’s/som)
• Fichas para leitura
• Tinta guache
• Pesquisas
• Dinâmicas
• Jogos
• Dramatizações
• Relatórios
• Confecção de livros
• Poesias e poemas
• Ilustrações
• Brincadeiras
• Televisão e DVD
• Papéis coloridos
• Dobraduras
• Maquetes
• Quebra-cabeça
• Móbile
• Cenário pra dramatizações
• Atividades mimeografadas
• Palestras
• Visitas
• Massinha
• Rótulos
• Objetos concretos
• Bingo
• Sucatas
• Cardápio
• Receitas
• Experimentos
• Jogo da memória
• Brincando de feira
• Piquenique
• Ferramentas
• Próprio aluno
• Pescaria
• Acróstico
• Pirâmide alimentar



Avaliação

A avaliação será continua, mediante observação do interesse, participação e transformação dos alunos e comunidade escolar.
No desenvolver do projeto, as atividades deverá ser de forma processual e destinada a auxiliar o processo de aprendizagem, fortalecendo a auto-estima das crianças, permitindo que elas acompanhem seus avanços, dificuldades e possibilidades ao longo de seu processo de aprendizagem.
O educador deve compartilhar com as observações que sinalizam seus avanços e suas possibilidades de superação das dificuldades. Esse retorno para as crianças se dá de forma contextualizada, o que fortalece a função formativa que deve ser atribuída à avaliação.
Nessa avaliação, o professor deve atuar procurando ampliar a visão sobre a ação pedagógica, permitindo que o educador posa compreender que a horta na escola pode ser muito mais que um canteiro de hortaliças. Ela objetiva a abordagem das temáticas: ambiente, alimentação e nutrição com vistas a mudanças dos maus hábitos alimentares e ambientais, por meio de uma prática pedagógica dinâmica, atrativa e geradora de aprendizagem.



Referências Bibliográficas

BOMTEMPO, Alcides. O que você precisa saber sobre nutrição – 5ª edição – Editora Groud – São Paulo.

ANGELA, dos Santos Maria. Biologia Educacional 8ª edição – Editora Ática – São Paulo.

FERNANDES, Araújo Maria do Carmo – Orientações para implantação e implementação da horta escolar. 3ª edição caderno 2 – Brasília – Brasil 2009.

BARBOSA, Sampaio Veloso Naja. A horta Escolar dinamizando o currículo da escola/alimentação e nutrição: caminhos para uma vida saudável. 3ª edição cadernos 1 e 3 – Brasília – Brasil 2009.

ROCHA, de Melo Fernanda Paula. Aprendendo com a Horta. Volume 1 – Brasília – Brasil – 2009.

Um comentário:

  1. Olá, conheça a Horta Pronta Online, a Horta que já vem pronta,
    Lançamento no site:
    http://sites.google.com/site/hortaprontaonline/
    Grato, Eliel.

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